segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Aplicando o Marketing na Odontologia

Como Cirurgião Dentista formado a pouco mais de seis anos, posso falar um pouco sobre esse assunto, devido as experiências vividas e conhecimentos adquiridos na área.
Bom, a minha experiência com o marketing propriamente dito iniciou dias após a minha formatura, ao sair da Faculdade a única alternativa que me sobrará era “abrir” um consultório, mas como muitos outros colegas, me deparei com o mesmo problema, a faculdade tinha esquecido de me ensinar como “abrir” e administrar o meu consultório.

Devido a isso comecei a pesquisar e me interessar pelo assunto, fiz vários cursos de Gestão, Administração e hoje faço MBA em Gestão e Marketing, seguramente digo que a utilização das ferramentas de Marketing podem melhorar e muito os negócios de um consultório.


Como já disse, o assunto Gestão e Marketing não são ensinados nas Faculdades de Odontologia, por isso é comum o Cirurgião Dentista (CD) não se interessar pelo assunto, pois não possui conhecimento das VANTAGENS que isso pode lhe proporcionar no dia a dia da Profissão.

Muito de nós Cirurgiões Dentistas associamos o Marketing com Propaganda, lógico que existe uma ligação, mas a Publicidade é uma ferramenta dentro do Planejamento de Marketing e não um sinônimo para o Marketing.
Em uma aula do MBA li em um slide do Professor o seguinte conceito sobre Marketing: “O MARKETING é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefícios, os dois principais objetivos do Marketing são: atrair novos clientes (pacientes) e manter os clientes (pacientes) atuais proporcionando-lhes satisfação.”

Se após ler esse conceito você consegue encaixa-lo no seu dia a dia, isso já é um bom sinal, significa que você já consegue perceber a íntima ligação que o Marketing tem com a área de saúde.

Quando falo em Marketing na Odontologia, não estou me referindo a distribuição exacerbada de “panfletinhos”, nem de parcelar tratamento a perder de vista, muito menos cobrar honorários menores que os “concorrentes”, mas sim, em utilizá-lo como uma forma ética e eficaz de melhorar ou aprimorar a forma com que os seus serviços e produtos são entregues ou percebidos pelos seus pacientes/clientes.

As ferramentas do Marketing podem ser empregadas dentro de um consultório ou clínica a todo instante, através da forma como você lida com o seu paciente, da forma como a sua secretária recebe e atende esse paciente, na ergonomia do consultório, na maneira como você divulga seus serviços, na qualidade do seu serviço, na apresentação do seu consultório/empresa para os seus futuros e atuais pacientes/clientes, através de um material de comunicação visual bem formulado e muito mais.

Seja Médico, Dentista ou qualquer outro profissional da saúde, é importante ter em mente que o mercado mudou e muda constantemente, é imprescindível enxergar e se adequar a exigência do seu público alvo, utilizar as ferramentas de Marketing pode ser uma alternativa de fornecer benefícios não só para você mas, aos seus pacientes e acima de tudo, de uma forma mais lucrativa, eficaz e ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário