quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nem sempre é, o que parece.

Conversando com um colega Dentista, o mesmo me questionou o fato de, sua receita mensal não está acompanhando o aumento da demanda em seu consultório, pois, após uma “ótima estratégia de Marketing” segundo ele, o fluxo de paciente aumentou em 100 %, mas o seu ganho diminuiu em relação ao mês anterior.

O Dentista em questão, acha que é pelo fato de ter aumentou a quantidade de tratamento,  consequentemente aumentou os gastos, com fornecedores de materiais, água, luz e etc, com esse aumento de “gasto” seu lucro então diminuiu.



Junto comigo estavam mais dois Dentistas, que deram total razão à explicação acima, dada pelo colega.

Mas essa explicação não tem lógica, pois então, se aumentarmos a demanda em nosso consultório, consequentemente aumentaríamos os gastos e diminuiríamos os lucros, então, a solução segundo a explicação do colega, seria atender o menor número de paciente possível, certo?

Pois bem, vamos analisar a conduta do colega desde o início, utilizarei uma data e alguns dados numéricos apenas para ilustrar a situação apresentada pelo Dentista.

No mês de Agosto o Doutor fez 80 primeiras consultas, porém apenas 36 pacientes iniciaram o tratamento proposto. A “ótima estratégia de Marketing” mencionada pelo colega, foi fazer propaganda e junto com isso diminuiu os valores dos procedimentos para “chamar” mais paciente par dentro do consultório, pois bem, em Setembro ele realizou 160 primeiras consultas e 72 pacientes iniciaram o tratamento proposto. Baseado nesses dados, o Dentista em questão não consegue observar que, a única coisa que aumentou para ele, foi o serviço, já que, no mês de Agosto perdeu 55% dos pacientes que o procurou e em Setembro apesar do número ter subido de 36 para 72 novos tratamentos, ele continuou perdendo os mesmo 55% de pacientes, só que nessa segunda situação os seus honorários foram diminuídos e esse é, o motivo do seu faturamento não ter aumentado na proporção que ele esperava.

A redução de preço só pode ser aplicada se a produtividade estiver alta, reduzir preço com baixa produtividade é sinônimo de prejuízo.

Observar o cenário em que está inserido, conhecer os meios internos e externos em que vive o seu negócio, coletar dados e analisá-los é fundamental para o bom desempenho de um consultório/empresa.

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