quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Turismo Odontológico, valorização ou exploração do Dentista Brasileiro?

Sempre que tenho um tempo gosto de ficar "circulando" pela net,  nessa semana me deparei com uma forma de COMERCIO dentro da Odontologia que está crescendo rapidamente no Brasil, o chamado Turismo Odontológico, isso mesmo, não se trata de Turismo para os Dentistas, mas sim, Turismo para ir ao Dentista. Calma vou explicar!

Os serviços Odontológicos no Brasil possuem um valor financeiro agregado muito baixo se comparado com os Dentistas de outros países, principalmente Europa e USA, se colocarmos a diferença de câmbio entre as moedas, esse valor (preço) diminui ainda mais.

Algumas pessoas tiveram a idéia de fazer essa diferença de preço se tornar um ótimo negócio, que por sinal é muito lucrativo, com isso, empresas se especializaram em trazer Americanos e Europeus exclusivamente para fazer tratamentos aqui no Brasil, inclusive fazem até pacotes que incluem cirurgia plástica, bariátrica e qualquer outro tipo de tratamento médico/odontológico.


Pesquisando na internet pude perceber através dos relatos de  pacientes que, alguns optam por essa prática, pois dizem que os Dentistas Brasileiros são conhecidos por dominarem técnicas modernas e executam tratamentos de altíssima qualidade (ponto para nós), por outro lado, outros dizem que optam pela modalidade apenas pelo valor do tratamento, onde dizem até que, os valores são baixíssimos e irrelevantes se comparados com os Dentistas lá de fora.

Passei alguns dias pensando sobre o assunto antes de escrever esse post, pois sempre gosto de colocar meu ponto de vista em tudo que escrevo, mas dessa vez vou fazer diferente, queria que todos me ajudassem a analisar essa nova pratica dentro da Odontologia Brasileira e pensarmos juntos, será que isso é bom ou ruim? Isso valoriza a classe Odontológica Brasileira ou se trata de uma Exploração da Classe Odontológica que passa por um momento delicado no Brasil?

O Dentista Brasileiro irá "ganhar" algo com isso, ou será uma prática parecida com os planos Odontológicos, onde quem ganha mais sempre é a  Empresa Operadora e não o profissional?

Será que as empresas que trazem esses pacientes deixarão o Dentista "ganhar" algo com isso, ou irão morder a maior parte do bolo e o Dentista Brasileiro que rema contra a maré em um mercado tão atribulado, continuará cobrando um valor baixo em seus procedimentos com medo de perder o paciente, ficando assim a mercê dessas empresas de Turismo?

Resumindo, será que é bom ou ruim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário