sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cuidando da Lucratividade - Parte IV

Você já ouviu falar no vendedor Bombril? É aquele que vende mil e uma utilidades, ou melhor, diversas coisas. Ele chega no cliente e tenta de todas as maneiras vender, nem que seja uma bala.

Isto chama-se venda a qualquer custo. Um bom vendedor deve ter um foco, um objetivo, para que não fique atirando para todos os lados como um tolo. Dar uma direção ao seu trabalho é começo de uma vida profissional de muito sucesso. E na Odontologia não é diferente! Acredito que você conheça alguns colegas Bombril por aí, não é?...

De acordo com o autor do livro “Estratégia competitiva”, Michael Porter, ter um foco e estabelecer as suas metas de venda faz com que você passe a defender aquilo com mais convicção. “Além disso, este foco impactará, e muito, a sua lucratividade”, explicou Porter.

Ter uma área de atuação é a melhor estratégia, com isso você consegue entender muito bem daquilo que está oferecendo e a melhor parte, ter um diferencial.

Diferencial é o que motiva o paciente a se submeter ao seu tratamento ou de outro colega. Fideliza-se mais pacientes aquele que tem o diferente, por que o igual todo mundo já tem.

Quem não quer ter algo exclusivo?

“É preciso focar um segmento e ir mirando nele, procurar definir táticas e estratégias para atingi-lo”, falou Roberto Assef, diretor da Lucre Consultoria em Lucratividade e professor dos cursos de pós-graduação em gestão empresarial e marketing no IBMEC e FGV.

Da mesma forma que já escrevi em vários outros artigos, volto a tocar na mesma tecla, ser especialista deixou de ser um diferencial e se tornou uma exigência do mercado!
Não pense que pelo fato de fazer uma especialização você estará um passo a frente, nada disso, você só não estará um passo atrás.

Outro ponto positivo de se traçar um objetivo é que você também consegue definir quem é o seu paciente. Ter uma vasta carteira de pacientes não é sinônimo de bom retorno financeiro no final do mês. O que você deve ter em mente é que, o principal é identificar o seu público alvo, com isso estabelecido você não dará mais um tiro no escuro.

Pense: para ser bem sucedido profissionalmente é necessário estabelecer metas. Com isso você terá boas oportunidades e a garantia de um bom retorno financeiro.

Em nosso próximo artigo falaremos de quando a "venda" gera prejuízo.

Não perca!!

Bons Sorrisos!  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário