terça-feira, 3 de maio de 2011

Tudo o que você queria saber sobre ciratividade e nunca teve coragem de perguntar.

Cada um de nós possui capacidade criativa, cada um a desenvolve para aquilo que tem mais aptidão, seja nas artes, ciência, tecnologia, design, são inúmeras áreas de atuação que o homem pode desenvolver a sua criatividade. Importante é investir em talentos.

Pesquisando a respeito do assunto, encontrei várias definições para o seguinte questionamento: “O que é criatividade?”. Para Albert Stein, um grande “criativo”, criatividade é: “O processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo”.

Muitos profissionais utilizam a criatividade como principal ferramenta de trabalho. Imagine um designer sem criatividade, será que as ideias brotam na cabeça destes profissionais como frutas em uma árvore? De acordo com o publicitário, David Ogilvy, “as boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado”.

A criatividade surge como o ascender e apagar de uma lâmpada, não se pode querer forçar nada, deve deixar acontecer naturalmente. Dar liberdade aos profissionais que necessitam da criatividade é muito importante.

Mas como funciona a cabeça de pessoas criativas? Quais são suas as características? Um estudo realizado pelo site www.bitrebels.com encontrou cinco características presentes em pessoas criativas.
1ª – A Curiosidade: Os criativos questionam o tempo todo. Quando eles veem ou descobrem algo que eles não entendem, fazem um esforço extra para aprender tudo a respeito do funcionamento e como aquilo pode beneficiar a eles e a outros.
2ª – Desafios: Eles não fogem de desafios. Quanto maior o desafio, mais aquilo os intriga. Boa parte dos criativos são ótimos “solucionadores” de problemas.
3ª – Sem medo do novo: Pessoas criativas correm riscos e não tem medo de provar algo novo, seja um processo, um aparelho ou uma fórmula. Experimentar é uma forma de analisar o que funciona e o que não funciona. Eles não vão esperar outras pessoas ditarem o que devem fazer, os criativos lidam.
4ª – Sempre o melhor: Eles não se acomodam com nada menor que o melhor. Pessoas criativas sempre procuram fazer algo melhor, e nunca param de aprender.
5ª – Lidam bem com as críticas: Não importa o que fazemos as pessoas sempre vão falar algo sobre seu trabalho, seja algo bom ou ruim. Pessoas criativas conseguem aceitar críticas e torná-las em oportunidades. Sempre na busca pelo melhor.

Além destas cinco características eu arrisco ainda acrescentar que para ser um criativo é necessário: saber contar histórias, ter um bom relacionamento com outras pessoas, pensamento analítico, habilidade de sintetizar ideias e ser perseverante. Existem tantas outras ainda, cada um faz a sua alista e acrescenta sempre um detalhe a mais.

Que tal explorar seu lado criativo?

autora: Luciana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário