domingo, 20 de maio de 2012

A internet é uma poderosa ferramenta de Marketing para Profissionais da área da Saúde


Conquistar novos clientes tornou-se uma preocupação vital para psicólogos, fisioterapeutas, dentista, médicos e demais profissionais da saúde. Tanto para os grandes consultórios já estabelecidos, que precisam manter um crescimento sustentável, como para a maioria dos pequenos e médios, que lidam diariamente com uma acirrada concorrência e muitas vezes com escassez de clientes, existe uma grande necessidade de buscar novas oportunidades de negócios.
É certo que os métodos utilizados pela maioria dos consultórios ainda guardam semelhança com os mesmos adotados pelos antigos profissionais nas décadas passadas. No entanto, alguns consultórios já estão incorporando o marketing e as modernas técnicas de gestão administrativas aos seus negócios, adaptando-as ao código de ética do setor, para conseguirem manter o crescimento e a viabilização de seu empreendimento.
A internet apresenta-se neste cenário como importante alternativa de marketing para conquistar clientes. Alem de possibilitar a captação de novos negócios, ela facilita o relacionamento e um melhor atendimento das necessidades destes clientes.
Existem diversas formas de captar clientes para o setor de saúde através da internet, vejamos algumas das mais comuns:

• Artigos em sites – publicação de matérias informativas que tratem de temas de interesse dos clientes, soluções de problemas corriqueiros, dicas de saúde e orientações diversas nos vários sites disponíveis na internet. Estes artigos devem ser dirigidos principalmente ao publico alvo do consultório, numa linguagem compatível com o mesmo.
• Utilização de blogs – qualquer profissional da área da saúde pode criar facilmente, e em poucos minutos, um blog (site com modelos pré-estabelecidos, fornecidos gratuitamente na internet por diversos provedores como yahoo, uol e google) personalizado. Nos blogs, é possível publicar fotos, artigos, informações sobre o consultório, o profissional e temas atuais, além de noticias diárias publicadas na imprensa em sua área, e, claro, o endereço e telefone de contato.
• Site – é a página virtual do consultório na internet. Nele o profissional poderá publicar informações sobre o escritório, incluir o currículo, divulgar notícias, fotos do profissional e de eventos que participou, publicar artigos e outros serviços úteis a seus clientes. É um canal de comunicação com os mesmos e com o mercado em geral, disponibilizado 24 horas por dia, e também uma ferramenta de marketing e vendas. Nele o profissional poderá promover os serviços que presta, a forma como trabalha e a relação de seus principais serviços executados. Também pode cadastrar clientes e receber perguntas.
• Newsletter – que é uma espécie de jornal virtual, enviado periodicamente a uma relação de clientes e leitores cadastrados. Esta é uma forma dinâmica de interagir com o mercado, levando informações úteis e atualizada de maneira freqüente.
• Outras possibilidades – é possível também promover o escritório através de links patrocinados, comunidades profissionais, grupos de discussão e diversas outras formas que a internet possibilita.

Os números da internet são impressionantes. Segundo levantamentos realizados pelo IbopNetRating, o Brasil tinha em 2006, 32 milhões de internautas. É líder mundial de horas mensais de acesso à rede, superando paises como EUA, Japão e França. Pela mesma pesquisa, cerca de 800 milhões de mensagens instantâneas circulam pela rede brasileira diariamente. Provavelmente estes números são muito mais expressivos, atualmente.
Os internautas utilizam de maneira freqüente a internet para diversas atividades, desde a compra de produtos, pesquisa de informações, lazer, relacionamentos profissionais, parcerias, negócios e até relacionamentos pessoais.
Agora vamos supor que alguém está com um problema ou dúvida na área de saúde. É provável que a pessoa faça uma busca na internet sobre este assunto. Ao colocar o tema de suas preocupações em sites de busca como o google ou yahoo, acabará encontrando um artigo, blog ou site do consultório ou profissional que o publicou, e neste caso terá um canal de comunicação direta. Simples assim.
Através deste mesmo procedimento, um repórter poderá localizar um profissional da saúde caso esteja precisando de mais informações ou mesmo de uma entrevista quando estiver escrevendo uma matéria relacionada à área do consultório. Ou seja, são muitas as possibilidades de promoção do consultório através da internet.
Em nosso trabalho de consultoria para consultórios e profissionais da saúde, temos acompanhado a implantação destes procedimentos com sucesso em muitos consultórios Com este sistema, médicos, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais passam a ser conhecidos e consultados por internautas, não apenas em sua localidade, mas em todo o Brasil.
Para tornar este processo eficaz, é preciso incorporar a prática de publicar artigos, matérias e informações na internet, às tarefas do dia a dia do consultório tornando-a habitual. Apesar de ser um trabalho que demanda certa disponibilidade de tempo, grande parte dele pode ser delegada aos seus colaboradores, quando for o caso. Secretarias e estagiários podem fazer a maior parte deste serviço, deixando o profissional livre para o trabalho técnico e contato com clientes.
Sugerimos que os profissionais elaborem uma espécie de sistema, para a produção e divulgação de informações através da internet, da seguinte forma:
• Criar o hábito para que todos os sócios do consultório produzam matérias, artigos e informações relacionadas à sua área de especialização, com o objetivo de informar e prestar serviços ao seu público. Dados estatísticos e informações relevantes são imprescindíveis para despertar atenção e interesse.
• Definir uma rotina para o profissional do consultório que fará a publicação deste material e o controle das mensagens que ocorrem normalmente através de e-mail.

Com este conjunto de medidas, de baixo investimento e fácil aplicação, acreditamos que a utilização do potencial da internet para a promoção do consultório, captação de clientes, parceiros e uma rede de relacionamentos, trará grandes benefícios para o consultório e seus profissionais.

autor:Ari Lima
Fonte:www.arilima.com

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